O dia nacional do combate contra o colesterol é comemorado no dia 08 de agosto. E ele recebeu um dia especialmente para ele, pelo simples fato de quando elevado ser considerado a principal causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame) isquêmico. Ou seja, por causa de duas doenças cerebrovasculares, que são consideradas as que mais matam no Brasil e no mundo.
Colesterol
Ele é um tipo de gordura que pode estar sendo encontrado em grande parte dos alimentos, principalmente na carne vermelha. E que se divide em dois tipos, sendo os seguintes:
1° O LDL, que é considerado o mau colesterol, e que é absorvido pelos vasos sanguíneos e gera a placa de gordura causando assim a obstrução dos vasos sanguíneos e artérias.
2° O HDL, que ao contrário do LDL é considerado com. Ele ajuda a retirar o colesterol ruim da parede do vaso e o leva para o fígado, onde acaba sendo metabolizado.
E a falta de controle de ambos podem gerar fatores de risco para o organismo do ser humano e quaisquer outro ser vivo que consuma um alimento que o possua. Então, pede-se para que se evite:
✦ Os alimentos mais pesados e ricos em gordura insaturada.
✦ O sedentarismo.
✦ Tabagismo e álcool.
✦ Obesidade e o fator emocional (estresse).
Como se manter saudável
Como se deve evitar os itens citados acima, deve-se incluir no dia-a-dia:
✦ Atividade física regular (ao menos três vezes durante a semana). Ela vai ajudar a reduzir o colesterol ruim, o LDL. Mas atenção, os exercícios devem ser aeróbicos, tais como: andar, correr, pedalar, nadar e etc. Pede-se isso por eles proporcionarem o aumento da aumento da captação de oxigênio pelo organismo.
✦ Que se tenha uma boa alimentação, e para isso vai ser necessário reduzir a ingestão de gorduras, sal e açúcar, pois eles são considerados os principais fatores das doenças cardiovasculares, principalmente nos jovens.
✦ Que se faça ao menos um exame para medir o nível de colesterol, por ano. Pode-se iniciar essa caminhada a partir dos dez anos de idade, e se ter maior atenção a partir dos 30, ainda mais se tiver antecedentes da doença na família.
Deixe um comentário