Nos dias de hoje tem se falado muito dos benefícios que as gorduras boas podem trazer para o organismo humano, como é o caso do ômega 3 e 6, que por sua vez são dois tipos de gorduras poli-insaturadas, ou seja, tanto um como o outro só podem ser obtidos por meio da alimentação, pois o corpo não os produz sozinho.
Então, vejamos abaixo os benefícios de cada um.
Ômega 3
Ele pode ser encontrado em duas formas – uma é um ácido graxo essencial que esta presente nos óleos vegetais e a outra em peixes oleosos. E ambos os tipos trabalham de jeitos diferentes, sendo assim, cada um traz consigo o seu benefício, que podem estar sendo os seguintes:
➸ Ajuda a diminuir as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando assim os coágulos de sangue, que por sua vez podem levar uma pessoa a ter um: derrame ou infarto.
➸ Reduz o nível do triglicerídeos.
➸ Ajuda a evitar arritmias cardíacas.
➸ Diminuem o colesterol.
➸ Regula a pressão arterial.
➸ Bom para visão e cérebro.
➸ Ajuda no combate a depressão.
➸ Alivia alguns sintomas da artrite.
➸ Diminui as chances de um parto pré-maturo.
➸ Aumenta o QI dos bebês que ainda estão sendo gerados, e muitos outros.
✖ Observação: Ainda não se sabe ao certo a quantidade adequada que se deve consumir por dia de ômega 3. Contudo os especialistas no assunto pedem para que não seja mais do que 3 gramas por dia.
✥ Alimentos ricos em ômega 3: nozes, óleo de canola e linhaça, salmão, sardinha, cavala e arenque.
Ômega 6
Ele é um outro tipo de gordura essencial para o organismo humano, e pode estar sendo encontrado em óleos como o de girassol e soja, e também nos produtos feitos com esses óleos, como por exemplo: o creme vegetal. E assim, como o ômega 3, ele também ajuda a manter o nível de colesterol preciso para contribuir, para a saúde do coração.
E os seus benefícios podem são:
➸ Ajuda a manter a saúde dos ossos, pele e cabelo.
➸ Regula o metabolismo.
➸ Auxilia na saúde produtiva.
➸ Ajuda a prevenir de algumas alergias.
➸ Ajuda a estabilizar os sintomas de uma síndrome pré-menstrual.
✥ Alimentos ricos em ômega 6: Aves de capoeira, abacate, ovos, leite, lula, cereais, óleo de borragem, semente de groselha, soja, algodão, açafrão, semente de girassol, milho, abóbora e outros.
Deixe um comentário